27 de junho de 2018

Como fazer boas fotos no iPhone


A praticidade dos celulares vem ganhando espaço na hora de registrar momentos tão significativos. A fotografia é sem dúvidas uma das expressões artísticas na qual eu mais gosto. Eternizar um momento tão efêmero é algo incrível! 

Eu, por exemplo, em alguns dias de viagem, nem saio mais com a câmera! Ficar 12h na rua com uma câmera + lentes chega a ser desconfortante muita das vezes. Para resolver esse problema, o celular é um ótimo aliado - principalmente os que tem modo retrato, dando um efeito de profundidade muito parecido como de uma câmera DSLR. Se seu celular não tem esse modo, fica tranquilo! No final do post fiz uma lista de apps para conseguir esse efeito <3

No post de hoje, separei cinco tópicos para você conseguir fazer fotos melhores com o iPhone - mas essas dicas funcionam para todo celular!

Vamos lá?


Composição | O que você quer mostrar na foto? A composição é o segredo para uma boa foto. Nesse quesito, cuide das cores, dos itens que irão compor a paisagem... Nessa foto, quis dar destaque para a igreja e os galhos da árvore, cuidei para não aparecer nenhuma pessoa, meu foco era dar destaque ao local.


Enquadramento | Tente centralizar o que você quer destacar na foto. Nessa foto de exemplo, quis dar destaque à entrada do Palácio da Pena, que possui uma arquitetura deslumbrante. Cuidei para aparecer todo o portal e deixar a foto o mais plana possível. 


Linha do horizonte | Sempre é uma boa usar a linha do horizonte como artifício para a composição da sua foto. Ela consiste em dividir a foto em planos. Nesse exemplo, o primeiro plano é a cidade de Salzburgo, e o segundo plano é o céu. Tentei equilibrar o quanto apareceria de cada plano na foto. Como quis dar destaque à cidade, 2/3 da foto foi ela, e 1/3 o céu. A regra dos terços está aliada à linha do horizonte. Tenho certeza que fará muita diferença nas suas fotos!




Paleta de cores | Observe ao seu redor as cores do lugar onde você está, observe as cores da sua roupa, etc. Ornar as cores do fundo com as de um objeto, ou com as cores do seu look, pode ser um ótimo caminho para fazer foto incrível. Na primeira foto de exemplo, achei uma rua com uma casa super fofa, o lugar não combinava necessariamente comigo, mas deu um aspecto harmonioso na foto. Já na segunda foto, o óculos ornou perfeitamente com uma parte da construção e a cor do meu batom, com outra. Se eu não tivesse me atentado a esses pequenos detalhes, teria perdido a oportunidade de fazer uma foto i-n-c-r-í-v-e-l.


Foco | Cuide muito bem na hora de fazer sua foto! Eu já perdi a oportunidade de ter fotos incríveis por antigamente não me atentar a esse tópico. No celular, clique no objeto que você quer focar. Certifique-se que ele está bem nítido na câmera e.... click!



Exposição | Antes de tirar as fotos, toque no lugar da tela que deseja ajustar. Se você quiser manter o foco e a exposição no mesmo lugar, mantenha pressionada a tela até ver o Bloqueio AE/AF.

-----

Depois que eu aprendi essas dicas com alguns fotógrafos, as fotos melhoraram muito! Olha alguns exemplos:




Lista de apps: Big Lens, Fabby, Facetune, FabFocus, Tadaa SLR.
Enjoy!

E aí, gostou do post? Em breve, dia 08/08, estreará no meu canal os vídeos da viagem que fiz para a Europa em maio. As fotos desse post são dessa viagem, hehe!

2 comentários:

Bruna Virgínia da Silva disse...

Adorei as fotos! São super lindas
Instagram @blogbrunavirginia
Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
Beeijos (:

Sofia Veloso disse...

Oh acho que tenho de seguir as tuas dicas, pois as tuas fotos ficaram mesmo lindas
Beijinhos
Novo post (Compras & Recebidos?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias