Como deixar o layout do meu blog mais profissional?


Oi, gente! A pouco tempo atrás, fiz um post com dicas de como deixar o blog mais profissional. Fiquei muito surpresa ao ver o quanto a postagem fez sucesso (em tão pouco tempo), e então resolvi criar um projeto o #ajudandoablogueira que serão alguns posts ajudando vocês, blogueiras e leitoras do blog de como deixar o blog mais profissional.

Então, como muitas meninas me perguntaram no post anterior, resolvi que estava na hora de fazer um post separadamente sobre como deixar o layout do blog mais profissional. Não sou nenhuma "especialista" no assunto, tenho apenas 11 anos, não sou web designer, nem nada. Só fiquei com muita vontade de compartilhar com vocês o que eu já aprendi, e não é para isso que servem os amigos?! Ajudar quando você precisa? Se você quer saber como deixar o layout (design do blog) mais profissional é só continuar lendo esse post.

Afinal, o que é layout?

Muitas meninas e meninos que são blogueiros iniciantes, ouvem os outros blogueiros falarem sobre layout, e como são novos nessa área, não fazem ideia do que é layout (em alguns casos, pode ser que você já saiba o que é layout).
Andei pesquisando na internet, e achei uma definição para a palavra de origem inglesa layout: Significa plano, arranjo, esquema, esboço. O layout tem como função em um blog mostrar a estrutura física. O layout engloba elementos como: textos, gráficos e imagens e a forma de como eles se encontram em um determinado espaço definido em pixels, que podem ser personalizados (com cores, bordas, fontes personalizadas, fundos...). Simplificando: O layout do seu blog irá definir a aparência do mesmo! Agora você já tem uma noção do que é layout? :)

Qual a função do layout no blog?

A função é mais óbvia do que você imagina: deixar o visual do blog mais bonito. Parece bobagem, porém ver um blog com um layout mais organizado e bonito para a maioria dos leitores é mais um motivo para eles favoritarem o seu link e também de voltar no seu blog. 


O que não pode faltar em um layout?

- Não pode faltar os gadgets/widgets (são essas "caixinhas", onde ficam caixa de pesquisa, caixa de curtidas do Facebook, etc). 

- Espaço para postagens: é o espaço onde fica as postagens, e imagens do mesmo.

- Caixa de pesquisa: facilita muito a vida do leitor que está procurando algum post no seu blog. Sem a caixa de pesquisa, o seu leitor (a) não consegue realizar a busca.

- Categorias e menu: Acho que é muito bom um blog ter um menu de categorias/tags, assim é mais fácil de navegar no seu blog por categorias. Exemplo: se você quer ver somente os looks do blog, vá ao menu de categorias e clique na imagem onde está escrito looks. Também é super importante ter um menu de navegação de páginas.

- Opcional: Muitos blogs não tem um header/topo, isso que eu vou dizer é muito, muito, muito pessoal meu, mas parece que falta alguma coisa no blog quando não tem o título dele, eu não consigo imaginar o meu blog seu o logo dele.